Inauguração da Loja Pioneiros – Porto Velho – RO
LOJA MAÇÔNICA PIONEIROS, oficina maçônica em processo de regularização definitiva perante o Grande Oriente do Brasil, fundada em 06/09/2023, autorizada a funcionar provisoriamente através da decisão nos autos dos processos 453 e 455 de 2024/STJM, bem como Ato nº 027/GBGM/GOB-RO/2024/2027, concedendo a autorização provisória da Loja supracitada.
Depois de um período de 7 meses de espera, finalmente, no dia 10 de abril o tão sonhado dia para os PIONEIROS chegou, as 20 horas no Templo da A.R.L.S. Loja Estrela de Rondônia nº 2106 – Benfeitora da Ordem, localizada na Av. Amazonas 7228, Oriente de Porto Velho –RO. Tivemos a primeira seção da mais nova Loja Maçônica do Rito Moderno do Brasil.
A seção inicial contou com a presença de 51 valorosos irmãos representando, 11 (onze) Lojas Maçônicas: Lojas Luz e Perseverança, Estrela de Porto Velho, Sabedoria do Oriente, Esmite Bento de Melo, Loja Verdade, Estrela de Rondônia, Arca da Aliança, Estudo e Trabalho, União e Perseverança, Loja Geraldo Lima, Representando as Grandes Lojas Maçônicas do Estado de Rondônia e Loja Igualdade Acreana do Estado do Acre, Integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto, representando Supremo Conselho Filosófico do Rito Moderno na pessoa do Soberano Grande Inspetor Geral Ir. Sério Ruas, o Ir. Cândido Luiz Pereira Rebouças, Delegado Litúrgico Adjunto para o Estado de Rondônia do S.C.F.R.M.B., representando o Grande Oriente do Brasil-Rondônia, o Grão Mestre Honorário, Sapientíssimo Ir. Euclides Sampaio Froes, presente também a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do Estado de Rondônia, representada pelo seu Presidente Ir. Oscar Lebre, O Presidente do Tribunal de Contas Maçônico Ir. Jeoval batista bem como diversas autoridades Maçônicas.
O Ir. Nadilson Marcelino Brandão Rodrigues, Bode do Asfalto pertencente a Loja Estrela de Rondônia, escritor homenageou a Loja Pioneiros com um texto, soneto:
SONETO AOS “PIONEIROS” MAÇONS
No Oriente magistral chamado Rondônia;
23 destemidos Mestres de uma linhagem vinda da Babilônia;
Ergueram uma oficina de obreiros;
Que sob o Rito Moderno denominaram-na de PIONEIROS.
E os cavaleiros escolheram um Rito laico da Maçonaria;
Francês na essência e mister em sabedoria;
Liberdade, Igualdade e Fraternidade como na Revolução;
Invocando o Santo Padroeiro Inácio Loiola certamente terá sua proteção.
E que lhe seja ofertada em seu nascimento a Luz como pureza;
“Para enganaram a natureza”;
E por seus Augustos Mistérios transborde cada irmão à presteza.
Que a nova Casa de acolhida transforme “Luz” em continua energia;
“E Perseverança” para a busca da uma transformação interior;
Para prevalecer o amor e a verdade sob a égide de G.A.D.U. nosso Superior.
Viva o Rito Moderno do Brasil nesta data nos tornamos mais forte.
Vale de Porto Velho, aos 10 dias do mês de abril de 2024.
Cândido Luiz Pereira Rebouças, Cavaleiro da Sapiencia, CIF nº 998.
Delegado Litúrgico Adjunto para o Estado de Rondônia do S.C.F.R.M.Bo